AMOR PRÓPRIO – POR QUE NÃO CONSIGO ME COLOCAR EM 1º LUGAR?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Uma seguidora muito querida chamada Catarina me fez a seguinte pergunta –  Dani, eu já tentei várias coisas para elevar meu amor próprio e queria saber porque algumas mulheres não conseguem ter amor próprio?

Achei uma pergunta muito interessante e quero compartilhar com vocês a minha opinião sobre esse assunto.

amor próprio e autoestima

Primeiro de tudo quero explicar que a falta de amor próprio não é culpa nossa, acontece que a gente não foi ensinada na nossa infância a nos amar, são raras as mulheres que tiveram boas referências quando o assunto era amor próprio.

Geralmente, na nossa infância os nossos pais ou cuidadores com a intenção de nos corrigir, focavam muito nos nossos erros e defeitos. Então essas situações vividas na infância criam crenças na nossa mente que fazem a gente não acreditar em nós mesmas, que não somos boas o bastante ou que não somos dignas de receber amor.

São raros os pais que incentivam as conquistas dos seus filhos, que admiram as coisas boas que eles fazem. Um erro pode anular vários acertos que você teve.

Sim eu sei que a primeira vista, parece que nossos pais são os culpados por tudo, mas não cometa esse absurdo de terceirizar a sua responsabilidade.

Somos responsáveis pelo que sentimos e cabe a nós, como adultos, buscar saídas para melhorar essa relação conosco mesmas.

Por isso para começar a entender sobre o amor próprio, é primordial que você trabalhe o seu autoconhecimento.

Autoconhecimento: O caminho para o amor próprio

Comece fazendo uma autoanalise de tudo aquilo que você ouviu na sua infância, palavras de repúdio que talvez você ouviu do seu pai, da sua mãe, de um irmão, da sua vó e ressignifique essas situações na sua mente, porque o seu subconsciente está repleto de downloads errados sobre você mesma.

Entenda quais são as suas qualidades, quais são as suas limitações, quais são os seus desejos não atendidos e vá fazendo esse trabalho contínuo para se conhecer cada vez mais.

O autoconhecimento nunca tem fim, é um processo que começa, mas nunca acaba porque cada dia, você descobre algo novo sobre você.

Não culpe os seus pais por terem feito isso, pois eles não fizeram isso por mau, mas por falta de conhecimento e inteligência emocional. Muitas vezes os nossos pais nem receberam essas instruções na infância deles e simplesmente repassam a informação, como eles foram ensinados no passado.

Não há culpados, hoje você como uma pessoa adulta pode e deve repensar as situações do seu passado e construir novas conexões que te levem para frente e te façam evoluir.

Crie um caderno e registre as suas emoções e sentimentos do dia, quando você escreve no papel sobre o que você sente, você toma consciência das situações que tomam conta da sua vida. Eu costumo ter um diário das emoções que me faz ter clareza dos padrões que preciso modificar.

Mude seu padrão mental se quiser ter amor próprio

Mudar os seus padrões mentais, se transformar numa pessoa mais positiva só depende de você!

Trabalhe o perdão em relação aos seus pais e quem te criou na infância, não carregue mágoas, ressentimentos e nada que possa atrasar a sua vida.

É por isso que você consegue praticar o amor próprio, porque o seu sistema de crenças fica reforçando para o seu cérebro o tempo todo que você não é capaz, que você é medrosa, é burra, é a única que não cresce – essas frases provalmente você ouviu na sua infância e a sua mente fica te lembrando disso o tempo todo.

Então para você mudar isso você precisa criar novos padrões mentais, reforçar todas as suas qualidades e tudo aquilo que você faz de bom.

Entenda que os acertos são muito maiores que os erros, muitas pessoas não entendem isso e ás vezes por um erro que cometem já anulam tudo de bom o que fizeram, como se o erro fosse maior que os acerto, e isso não é verdade!

Todo mundo aqui na Terra está em processo de aprendizagem, então é normal errar, pois só através dos erros podemos aprender, um exemplo disso é quando aprendemos a dar os nossos primeiros passos, caímos muitas vezes, erramos o passo, mas todo esse processo é necessário para que fiquemos de pé.

O mundo está em eterno processo de construção, todos os dias as pessoas erram em algo, então não precisa se culpar.

Sua mente está sempre em evolução, você não é a mesma pessoa que era há 10 anos atrás, então para aprender é preciso errar.

Foque nas suas conquistas, nas suas habilidades, naquilo que você faz de bom isso sim, vai fazer você se desenvolver emocionalmente.

Repita pelo menos 5 vezes ao dia para si mesma

Hoje é meu dia!

Posso fazer isso!

Sou uma vencedora!

Sou boa no que faço!

Sou grata por tudo!

Seja Grata se quiser ter amor próprio

Aprenda a ser grata pelas suas conquistas, cultive o hábito de escrever num caderno ou numa folha todas as coisas que você é grata. A gratidão traz uma energia muito poderosa para a sua vida.

A gratidão tem o poder de mudar o foco da sua mente, trazendo para a sua vida um olhar diferente, porque você começa a olhar mais para as coisas que você já tem e aprende a valorizá-las.

Toda vez que você agradece por algo, mais daquilo você recebe. Então a partir de hoje para de focar naquilo que você não tem e passe a agradecer aquilo que você já tem.

Experimente agradecer por 7 dias dias seguidos, sem reclamar, só agradecer e veja como sua energia mental irá mudar.

Quando você agradece você está focada na sua vida, então não tem tempo de olhar para a vida do outro.

Pare já de se comparar com outros

Uma outra coisa que impede as mulheres de praticar o amor próprio é ficar se comparando demais com os outros, quando você se compara você só perde.

As vezes você tá de olho na grama do vizinho, mas a sua grama tá secando.

As redes sociais hoje, fazem a gente criar esse hábito de se comparar com as blogueiras, artistas,etc.. mas nem sempre o que elas postam é real.

Pare de ficar comparando o seu palco com o palco de outras pessoas, cada pessoa está no seu momento de evolução.

Não perca o seu precioso tempo olhando para a vida dos outros, foque em você. Quando você olha para a sua vida você consegue realizar coisas grandiosas que realmente importam, você consegue descobrir hobbies e consegue descobrir talentos ocultos.

Muitas vezes nos comparamos com os outros por causa do senso de competição que nós seres humanos temos, sempre estamos tentando ser melhores que alguém , ter mais que alguém é justamente essa crença que faz a gente ficar se comparando o tempo todo.

A única pessoa que você precisa competir é contigo mesma, se desafie, se compare com o seu eu do passado e como você é hoje, essa sim é uma comparação válida para a sua vida.

Bom esses são os pontos que eu acho primordiais para você que também quer praticar o amor próprio.

Lembre-se que você é a pessoa mais importante desse mundo e que se você não se amar, os outros também não vão te amar.

Você já andou de avião? Se a resposta for SIM, você sabe que uma das instruções dos comissários de bordo é que em caso de despressurização do avião máscaras de oxigênio cairão do compartimento e que você precisara colocar a máscara primeiro em você, para depois colocar na pessoa que está ao seu lado na poltrona.

Gosto de usar essa analogia, pois ela deixa claro que precisamos primeiro colocar as nossas necessidades em primeiro lugar, para então poder ajudar o outro.

Não espere que as pessoas te valorizem, te amem, te acolham se você não dá isso a si mesma, ninguém vai dar.

O amor próprio é um processo diário, cada dia você faz um pouco por você, não precisa ser coisas grandiosas, um simples tempo para descansar, assistir sua série favorita, cuidar das suas plantinhas, fazer uma caminhada, cozinhar seu prato preferido, deitar na rede e balançar, cuidar da sua pele, fazer uma massagem relaxante, brincar com seu pet, ver o por do Sol da janela, ler um livro, dormir sem ter hora para acordar, brincar com seus filhos, escrever sobre os seus sentimentos num papel, acender um incenso, se esparramar no sofá, meditar tudo isso são formas simples de se amar.

Se priorize, se valorize, se fortaleça, se abrace, se acolha, se perdoe, se ame, faça as coisas primeiro para você e depois para os outros.

Você é uma pessoa incrível, valiosa e merece sempre o melhor.

Coloca uma coisa na sua mente, você não veio nesse mundo para sofrer e sim para aprender a se amar incondicionalmente e ter a capacidade de se perdoar por qualquer coisa de errado que você tenha feito nessa e em outras vidas.

Quanto mais você se ama, mas perto chega do seu propósito de vida.

Se você gostou desse conteúdo deixe o seu comentário!

Assista esse vídeo aqui para se aprofundar mais nesse assunto.

E-book Grátis

Mapa da Autoestima

Cadastre-se e baixe gratuitamente um Guia rápido para elevar o seu nível de amor próprio.

Posts relacionados

Meditação Guiada

Assista a playlist de meditação guiada no canal do Youtube